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Amplie a capacidade de sua empresa para conduzir mudanças bem-sucedidas em escala, com abordagem simples e plataforma digital. Acesse aqui conteúdos e dicas para uma implementação centrada em pessoas.
Be simple, be agile, be digital.

Benefícios de uma abordagem flexível e liderada por pessoas para sua mudança organizacional

Para que as organizações percebam todos os benefícios da mudança, devem concentrar-se na gestão do comportamento, das competências e do compromisso das pessoas para proporcionar uma implementação bem-sucedida – e isso deve ser liderado por pessoas de dentro da organização. Grandes mudanças só ocorrem quando as pessoas mudam seus comportamentos, ajustam as aspirações, ampliam competências e em alguns caso chegam a rever os seus valores. Quando as pessoas permanecem numa determinada situação durante um período, geralmente desenvolvem formas estabelecidas de pensar, sentir e comportar-se, que são perturbadas pelo ataque de grandes mudanças.

A gestão eficaz da mudança fornece o processo, as ferramentas e as técnicas para gerenciar o aspecto humano da mudança – para alcançar o resultado mais bem-sucedido. Supera resistências e cria nas pessoas o compromisso necessário que lhes permite estar prontas, dispostas e capazes de mudar.

Para gerir a transição dos colaboradores da resistência para o compromisso, a mudança precisa ser liderada internamente. Os colaboradores necessitam de muita informação, formação, apoio, envolvimento e recompensas adequadas para se sentirem valorizados, com mais controle do seu destino e suficientemente empenhados para se envolverem plenamente na mudança.

Gerenciando capacidade e demanda

Um dos principais motivos pelos quais as mudanças falham nas organizações é que as pessoas se sentem sobrecarregadas pelo grande volume e velocidade das iniciativas de mudança que as impactam. Isto muitas vezes deixa as pessoas estressadas, mas, no mínimo, deixa-as com pouca capacidade para digerir as principais iniciativas organizacionais.

Se uma organização pretende gerir a mudança de forma eficaz, deve garantir que as pessoas tenham capacidade de mudança suficiente para serem capazes de implementar as mudanças estratégicas realmente críticas. A capacidade de mudança é uma combinação de fatores baseados nas pessoas que afetam a capacidade de adaptação da organização.  Estes incluem blocos de construção como legado de mudança, capacidade de implementação, níveis de adaptabilidade pessoal e estilo de liderança de mudança. Quanto maior a capacidade de mudança, mais capaz será a organização de implementar mudanças transformacionais e/ou de implementar simultaneamente vários projetos de mudança.

Os líderes devem gerir rigorosamente a procura total de mudanças – medindo, compreendendo e controlando o número, a velocidade e a complexidade de todas as mudanças em curso. Devem também avaliar até que ponto as pessoas estão lidando com as atuais exigências de mudança que são impostas. Para implementar com sucesso um portfólio de grandes mudanças, os líderes precisam monitorizar e gerir todas os três componentes de risco: a procura global de mudança, a capacidade da organização para implementar essa mudança e os riscos específicos de uma iniciativa de mudança individual nesse contexto. Uma relação equilibrada que expanda a organização sem sobrecarregar a capacidade finita de mudança é fundamental para o sucesso global da implementação.  Se a empresa funcionar com uma demanda que exceda a capacidade durante longos períodos, as pessoas ficarão sobrecarregadas – os níveis de estresse prejudicarão a moral, a produtividade e a qualidade, a capacidade global diminuirá e a credibilidade da liderança será questionada.

Benefícios de uma metodologia flexível

Planejar e executar os aspectos pessoais e organizacionais das iniciativas de mudança com uma metodologia flexível e um kit de ferramentas de avaliação e monitoramento de apoio ajuda a orientar as prioridades, a tomada de decisões e a gestão do desempenho.

Quando confrontadas com projetos de mudança críticos para os negócios, com alto custo e/ou risco de fracasso, as organizações muitas vezes dependem fortemente do apoio de consultoria externa. No entanto, a implementação deste tipo de mudança só é possível se a iniciativa for visivelmente liderada por pessoas dentro da organização.  À medida que a escala, a frequência e a importância das mudanças aumentam, a liderança e o controle internos tornam-se críticos para a adaptabilidade corporativa.

Empregar uma abordagem abrangente, disciplinada e sistemática pode melhorar significativamente as taxas de sucesso.  A metodologia ajuda a maximizar a aprendizagem, construir capacidade interna e aumentar a capacidade organizacional global, ao mesmo tempo que proporciona os benefícios das mudanças individuais. Esta estrutura clara permite às organizações analisarem e anteciparem riscos e facilitadores, ao mesmo tempo que proporciona uma sensação motivadora de controle, clareza e crença de que a mudança está a ser gerida de forma eficaz.

O uso de uma metodologia eficaz de processos de gestão de mudanças, com ferramentas de avaliação e monitoramento de apoio, permite que os líderes:

  • Reúna informações precisas, imparciais e oportunas para orientar as decisões e garantir o foco nas questões certas, com as pessoas certas, no momento certo, na sequência certa. A conscientização e o ajuste constantes são críticos; o plano deve ser suficientemente flexível para responder à dinâmica da mudança à medida que esta se desenrola.
  • Avalie a dificuldade relativa das mudanças no seu portfólio e destine recursos adequadamente, estabelecendo metas, cronogramas e orçamentos mais realistas.
  • Compreenda os problemas das pessoas, a sua capacidade de mudança e as suas reações à mudança com a mesma clareza que se esperaria ao compreender questões técnicas, logísticas ou financeiras.
  • Tome decisões baseadas na realidade usando medidas de ponta – evitando confiar em instintos, feedback subjetivo, sabedoria convencional e mitos que muitas vezes levam a decisões que se concentram nos impulsionadores errados do desempenho da mudança.
  • Meça o progresso da implementação de mudanças em todas as áreas da organização e entenda onde, quando e como os esforços de mudança estão funcionando, onde são necessárias ações corretivas e em quais áreas concentrar os recursos limitados de gestão de mudanças.
  • Preveja riscos antecipadamente usando avaliações estruturadas de mudanças preditivas – gerenciando os problemas que provavelmente surgirão de forma mais proativa, em vez de combater incêndios continuamente. Transmitir uma linguagem comum e uma compreensão mútua que melhore a aprendizagem individual, de equipe e organizacional e a transferência de conhecimento.
  • Forneça feedback regular para impulsionar a responsabilidade, manter o ímpeto, aumentar a confiança e estimular a aprendizagem.

PCI® (People-Centred Implementation) é uma abordagem estruturada para entregar mudanças e, especificamente, projetos de mudança que seus agentes de mudança, executivos, gerentes e colaboradores podem facilmente aprender, adotar e aplicar, a fim de entregar mudanças com sucesso – tanto em nível organizacional quanto local.

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