logo-2019

Amplie a capacidade de sua empresa para conduzir mudanças bem-sucedidas em escala, com abordagem simples e plataforma digital. Acesse aqui conteúdos e dicas para uma implementação centrada em pessoas.
Be simple, be agile, be digital.

Porto Itapoá é premiado pela eficaz condução da mudança de jornada de trabalho

Case sobre processo de mudança de jornada de trabalho, utilizando a abordagem PCI®, conquista o 1º lugar do Prêmio Ser Humano SC, da ABRH de Santa Catarina.

O Porto Itapoá é o grande vencedor da categoria Gestão de Pessoas – Administração do Prêmio Ser Humano SC (ABRH SC), ao apresentar o case PROCESSO DE MUDANÇA DE JORNADA DE TRABALHO COM FOCO EM PESSOAS, que contou com o apoio da Dextera nesta gestão.

Estas foi uma das mais significativas mudanças que o Porto Itapoá já realizou: a troca da jornada de trabalho de quantidade expressiva dos colaboradores da empresa, impactando diretamente 656 colaboradores, 71% do quadro total da empresa, e suas famílias. Com esta mudança o terminal atingiu uma significativa melhora na performance operacional.

A iniciativa partiu de uma estratégia de comparação com padrão do mercado, como performance, melhora na produtividade de operação, melhora no processo de manutenção e menor troca de operadores em rendição, ou seja, otimização da mão de obra.

Para a condução desta mudança, foi utilizada a metodologia PCI® People-Centred Implementation (Implementação Centrada em Pessoas), pois a mudança da jornada impactaria tanto os processos internos da empresa como a vida dos colaboradores. Com a aplicação da metodologia, foi possível considerar aspectos importantes e minimizar esses impactos.

A Dextera apoiou esta mudança desde o início, após a capacitação das primeiras practitoners do Porto na Metodologia PCI®. O trabalho fluiu muito bem, pois já havia internamente o entendimento comum de que era necessária uma abordagem que privilegiasse as pessoas e aportasse processos de engajamento efetivos.

Baseado na proposição metodológica do PCI®, a liderança da área de Operações e Comunicação foi desenvolvida para exercer o papel de protagonista da mudança, para que no devido tempo pudesse cascatear as informações aos gerentes e supervisores de todas as áreas, de modo que estes pudessem atuar como líderes de mudança e darem o suporte devido aos impactados.

A soma de uma abordagem comprovada, ferramentas e recursos poderosos (Roadmap Pro), uma estratégia construída a partir de um propósito compartilhado, mais a dedicação e o envolvimento visceral da equipe resultou no engajamento dos colaboradores e adoção da mudança em menor tempo e em resistências gerenciadas e tratadas, fazendo com que a produtividade não fosse comprometida no período de transição.

Você poderá conhecer um pouco mais sobre esta história de sucesso no canal da Dextera no YouTube. Acesse o webinar sobre Cases de mudança aplicando PCI® gravado em junho.

Com a conquista do 1º lugar, o Porto Itapoá será convidado a participar da edição nacional do prêmio da ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos).

Sua empresa precisa implementar mudanças que impactam pessoas? Converse com a gente e conheça as nossas soluções.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Você também pode se interessar por:

Novidades

6 boas razões para obter a Certificação Virtual em Gestão de Mudança PCI®

A nossa formação na Metodologia PCI® é a mais completa capacitação em gestão de mudança, pois prepara e instrumentaliza profissionais que vão conduzir o dia a dia dos processos de mudança organizacional a partir do entendimento e aprofundamento dos fatores críticos de sucesso. Visa melhorar a gestão dos aspectos comportamentais das iniciativas de mudança e 

Leia mais >